fbpx

Aprendizagem auditiva: por que alguns alunos aprendem melhor ouvindo?

Nenhum comentário

Você aprende melhor ouvindo? Você é ótimo em seguir instruções verbais? Você se beneficia de discussões em sala de aula e recebe ótimas notas pela participação em sala de aula? Se as suas respostas forem afirmativas, você pode ser um aluno auditivo. A aprendizagem auditiva é um dos três estilos de aprendizagem estabelecidos pelo modelo de aprendizagem VAC (Visual, Auditivo e Cinestésico).

Confira neste artigo uma visão geral sobre a aprendizagem auditiva, algumas dicas e estratégias para tirar o melhor proveito deste estilo de aprendizagem.

A aprendizagem auditiva é um dos três estilos de aprendizagem estabelecidos pelo modelo de aprendizagem VAC (Visual, Auditivo e Cinestésico). Em essência, os aprendizes auditivos retêm melhor a informação quando ela é apresentada através do som e da fala, ou seja, eles possuem a habilidade de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

Em geral, os aprendizes auditivos lembram-se do que o professor diz e participam prontamente da aula. Eles são bons ouvintes e geralmente são muito sociáveis, o que significa que às vezes eles podem se distrair da lição com tudo o que acontece na sala de aula. Metodologias de aprendizagem auditiva variam de estudar com gravações de voz para memorizar palavras do vocabulário até inventar canções curtas.

Pontos Fortes dos Aprendizes Auditivos

Da educação infantil à aula de cálculo, os alunos auditivos serão alguns dos membros mais engajados e receptivos de qualquer sala de aula. Aqui estão alguns dos pontos fortes que os ajudam a alcançar o sucesso na sala de aula e dão mais motivação para estudar:

• Explicam ideias em voz alta;
• São hábeis em relatórios orais e apresentações em sala de aula;
• Não têm medo de falar em aula;
• Seguem instruções verbais de maneira excepcional;
• São membros efetivos dos grupos de estudo;
• Sabem contar boas histórias;
• São capazes de lidar com problemas complexos falando alto.

Estratégias de Aprendizagem para o Estilo Auditivo

Aqueles com um estilo de aprendizagem auditiva gostam de falar e ouvir os outros falarem para aprender, mas podem ter problemas para ler em silêncio ou permanecer engajados em uma sala de aula completamente silenciosa. Se você é um aprendiz auditivo, tente estas estratégias para melhorar sua experiência de aprendizado.

Encontre um colega de estudo. Forme um grupo de estudo ou um parceiro de estudo confiável e questione um ao outro sobre o conteúdo.

Verbalize. Reforçar a informação irá ajudá-lo a retê-la especialmente se você tiver que memorizar muitos detalhes.

Grave as aulas. Peça permissão ao seu professor para criar gravações de áudio das exposições em sala aula. Durante a aula, concentre seu poder cerebral em ouvir atentamente a sua aula. Você processará as informações muito melhor dessa maneira do que se tentar anotar cada palavra que o professor disser. Mais tarde, você pode ouvir a gravação e tomar notas sobre as informações mais importantes.

Sente-se perto da frente da sala. Encontre um lugar na primeira fila para ouvir cada palavra da aula.

Ouça música clássica. Ouça músicas sem letras enquanto estuda.

Participe de discussões em sala de aula o máximo possível. Falar sobre suas ideias e expressar suas dúvidas aumentará sua compreensão do material. Incentive os outros alunos quando eles falam para que os outros se sintam tão confortáveis ​​quanto você ao falar na frente de um grupo.

Grave o seu aprendizado lendo os principais termos e suas definições em voz alta. Depois, ouça a gravação enquanto você caminha para a aula, se exercita ou se prepara para dormir.

Repita os fatos com os olhos fechados. Essa técnica ajudará você a concentrar sua atenção no processo auditivo, em vez de qualquer outro estímulo visual que possa estar à sua frente.

Leia as tarefas em voz alta. Se você receber uma lição de casa que envolva ler um longo capítulo, não se sinta preso a uma sessão de leitura silenciosa. Em vez disso, no seu quarto ou em outro espaço de estudo, leia em voz alta para si mesmo. (Você pode até mesmo tornar isso interessante usando vozes bobas).

Dicas de Aprendizagem Auditiva para Professores

Os aprendizes auditivos precisam ouvir, falar e interagir para aprender. Eles são muitas vezes extremamente amigáveis e faz amizades com muita facilidade. Ajude os aprendizes auditivos de sua turma, conforme as possibilidades, a usar bem seu dom de falar com essas estratégias e métodos de ensino.

• Peça aos alunos auditivos para responder a perguntas.
• Lidere as discussões em aula e recompense a participação nas aulas.
• Durante as aulas, peça aos alunos auditivos para repetir ideias com suas próprias palavras.
• Grave suas aulas para que os alunos auditivos possam ouvi-las mais de uma vez.
• Permita que qualquer aluno auditivo com dificuldades faça um exame oral em vez de um escrito.
• Crie planos de aula que incluam um elemento social, como leituras pareadas, trabalhos em grupo, experimentos, projetos e apresentações.
• Module seu tom de voz, inflexão e linguagem corporal durante as palestras.

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu