fbpx

Design Instrucional: criando experiências significativas de aprendizagem

Nenhum comentário

De forma pragmática, o Design Instrucional é a prática de criar experiências instrucionais que tornam a aquisição de conhecimento e habilidade mais eficiente, eficaz e atraente. A premissa é que todas as atividades têm um propósito estratégico; a questão é se sabemos ou estamos conscientes desse propósito estratégico. A segunda premissa é que pensar e identificar o propósito estratégico de algo deveria ser um princípio vital de qualquer atividade humana. Esse é o início para compreender a importância do Design Instrucional.

Confira neste artigo como o Design Instrucional pode transformar estrategicamente a experiência de ensino e aprendizagem.

O que é o design instrucional?

A base para o design instrucional foi estabelecida durante a Segunda Guerra Mundial, quando centenas de milhares precisavam aprender tarefas muito específicas em um curto espaço de tempo. Aspectos individuais dessas tarefas complexas foram quebrados, para que os soldados pudessem entender e compreender melhor cada etapa do processo. Essa abordagem foi posteriormente tomada e construída com base no desenvolvimento do design instrucional, um campo de estudo que une educação, psicologia e comunicações para criar os planos de ensino mais eficazes para grupos específicos de alunos. Isso é vital porque garante que os alunos tenham uma aprendizagem baseada em métodos de ensino eficazes e significativos, ajudando-os a entender melhor os tópicos e conceitos que estão sendo ensinados.

Simplificando, o design instrucional é a criação de materiais instrucionais. No entanto, esse campo vai além da simples criação de materiais de ensino, ele considera cuidadosamente como os alunos aprendem e quais materiais e metodologias de aprendizagem ajudarão mais efetivamente os indivíduos a atingir suas metas acadêmicas. Os princípios do design instrucional consideram como as ferramentas de ensino devem ser projetadas, criadas e entregues a qualquer grupo de aprendizado, desde alunos da educação infantil até adultos em treinamentos corporativos.

Design instrucional no mundo real

Designers instrucionais criam e fornecem materiais educacionais e de treinamento para alunos de todas as esferas da vida e de várias maneiras. Eles trabalham com materiais de papel tradicionais, como apostilas, livros e manuais, bem como plataformas de aprendizagem de educação a distância e gamificação. Seu trabalho pode ser visto nas escolas de ensino fundamental e médio, em universidades e centros de treinamento para adultos. Eles também são encontrados fora do setor acadêmico em uma variedade de indústrias, incluindo saúde, varejo e militares. Toda organização precisa de um designer instrucional em sua equipe.

Para o setor corporativo, o design instrucional desempenha um papel essencial que muitos não veem com frequência. Quando novos programas de treinamento corporativo são introduzidos nas empresas, os designers instrucionais são aqueles que coletam, processam e analisam dados de forma sistemática, determinando se os funcionários foram devidamente instruídos sobre os novos tópicos introduzidos. Se uma área do treinamento não atender aos padrões definidos anteriormente, então é responsabilidade do designer instrucional reformular o curso para ajudar a garantir que os alunos sejam capazes de reter todas as informações necessárias. Esse processo ajuda a garantir que as empresas estejam trabalhando de maneira eficiente e usando seus recursos com sabedoria.

Os benefícios do design instrucional

Aprendizado focado e personalizado

Ao conceber programas de aprendizagem, vale a pena ter em conta o que o famoso escritor francês Alexandre Dumas disse uma vez: “Toda a generalização é perigosa, incluindo esta”. Em outras palavras, nunca assuma que problemas de desempenho semelhantes que ocorrem em ambientes diferentes exigirão a mesma intervenção de aprendizagem.

O design instrucional acaba com essa atitude conformista e sem originalidade. Em vez disso, se concentra em projetar um “blueprint” exclusivo e personalizado para o problema em questão. Para o design instrucional, cada lacuna é específica.

Participação / Interação

O design instrucional utiliza estrategicamente ferramentas de ensino para incentivar a participação de alunos. Ao contrário de outros programas de ensino e treinamentos que dependem exclusivamente do conhecimento do instrutor, o design instrucional envolve as diferentes partes interessadas (ou seja, os especialistas no assunto, o instrutor, etc.) durante todo o processo. Há utilização combinada de várias metodologias de ensino e materiais que otimizam a experiência de aprendizagem, com base na avaliação do que os formandos precisam aprender.

Resultados impulsionados (integridade instrucional)

O design instrucional define resultados claros e responsabilidades, identificando objetivos concretos e mensuráveis. Todo o projeto de um programa – e cada um de seus componentes – é baseado nesses objetivos. Designers instrucionais revisam o design para reduzir componentes desnecessários em busca de criar um vínculo mais forte entre o programa de aprendizado e o desempenho real.

Consistência

No design instrucional, ser “consistente” não significa usar o mesmo material repetidamente. Consistência significa a capacidade de replicar o processo e garantir a integridade instrucional do programa em todos os momentos. Assim, o design instrucional pode adaptar-se às necessidades específicas oferecendo-se para personalizar as instruções, mas permanece consistente ao mesmo tempo.

Custo-efetividade

O design instrucional simplifica o aprendizado para os alunos e gera motivação para estudar. Através de um planejamento cuidadoso, identifica a maneira mais fácil e eficaz através da qual os alunos podem obter as informações e o treinamento de que precisam. Como resultado, o processo de aprendizado é encurtado, os objetivos são alcançados mais facilmente e os recursos são maximizados.

 

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu