Educação 4.0: saiba como transformar a experiência de aprendizagem utilizando a tecnologia

Nenhum comentário

A chamada Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial vem revolucionando a forma de pensar e agir diante da onda tecnológica em que vivemos. Na Educação 4.0, tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, impressão 3D, entre outras, já são realidade em salas de aula no mundo todo, mudando a forma como o ser humano absorve conhecimento. Essa nova maneira de ensinar baseia-se no conceito de learning by doing (aprender fazendo), em que a escola se adapta ao mundo digital para manter o interesse dos alunos e desenvolver competências sócio-emocionais criativas por meio da experimentação.

Neste artigo, você entenderá como funciona a Educação 4.0 e como as escolas brasileiras podem se adaptar à era digital.

O que é educação 4.0?

A Educação 4.0 é o reflexo da quarta revolução industrial e deve levar em consideração tudo que envolve as novas demandas da era digital, como:

1. Facilidade de acesso ao conhecimento e conectividade dos sistemas;
2. Automação de processos e inteligência artificial;
3. Novas mídias e análise e interpretação de grande volume de dados (Big Data);
4. O desenvolvimento de novas habilidades e constante atualização do conhecimento.

E para atender toda essa exigência da Indústria 4.0, já pensando na força de trabalho de hoje e do futuro, as escolas devem preparar o aluno para responder com rapidez às inovações tecnológicas, deixando de lado a simples replicação de conteúdo, promovendo o processo de aprendizagem autônoma, em que a investigação e descoberta são realizadas por meio de dispositivos eletrônicos (tablets, computadores, smartphones), aplicativos, recursos multimídia, games, entre outros, indicados para introduzir a escola na Educação 4.0.

Quais os desafios da Educação 4.0?

A Educação 4.0, como qualquer novidade, precisa de um tempo para ser aceita e implementada. Uma das dificuldades encontradas no Brasil é a infraestrutura que, por aqui, ainda é precária. De acordo com o Censo Escolar de 2017, apenas 46,8% das escolas públicas de ensino fundamental dispõem de laboratório de informática. Outro desafio está no corpo docente, já que é necessário que professores também se atualizem e possam ter a tecnologia como aliada de sua metodologia de ensino. Porém, esses desafios de implementação já estão sendo vencidos por diversas instituições que encontraram inúmeros benefícios ao iniciarem sua jornada de transformação digital. Veja esses benefícios a seguir.

Benefícios da tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação pode oferecer diversos benefícios não somente para o aluno, mas também para professores e gestores escolares. Confira alguns:

Diminuição da evasão escolar: Aprender deve ser um processo prazeroso e de descoberta. Como afirma o educador Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção”. A tecnologia possibilita a transmissão de conteúdos em diversos formatos, por meio de recursos como a gamificação, realidade virtual/aumentada, recursos multimídia, entre outros, fazendo com que o estudante seja o protagonista do aprendizado e, pelos dispositivos eletrônicos, conseguir estudar como, quando e de onde quiser, tendo uma experiência de aprendizagem mais efetiva, autônoma, colaborativa e permanente, despertando cada vez mais o interesse nas aulas, dessa forma, diminuindo a evasão escolar.

Otimização de processos: realizar a gestão escolar por meio de plataformas educacionais faz com que muitos processos burocráticos sejam feitos de maneira rápida, otimizando o tempo do gestor. Além disso, a gestão online, dependendo da plataforma utilizada, oferece relatórios personalizados e acompanhamento de matrículas em tempo real, fazendo com que o gestor tenha uma visão mais ampla da instituição e possa fazer o gerenciamento acadêmico e financeiro de forma segura e centralizada.

Novas ferramentas para o professor: ao inserir a tecnologia em sala de aula, o professor contará com mais uma ferramenta de ensino, em que poderá promover o engajamento dos estudantes por meio de diferentes maneiras de abordar os conteúdos, que vão de recursos multimídia a games, tornando as aulas mais participativas e práticas, alinhadas com a realidade dessa geração cada vez mais conectada.

Como inserir minha instituição na Educação 4.0?

Como qualquer empresa, a escola deve iniciar sua jornada de transformação digital com planejamento e envolvimento de todos, desde os alunos e professores até os gestores da instituição, que terão que realizar muito mais que uma adaptação na metodologia de ensino, mas sim uma mudança cultural, em que a inovação deve ser aceita e vista como mais uma ferramenta de ensino e a tecnologia deve estar inserida em todos os processos que envolvem a escola.

Hoje, já existem diversas empresas e plataformas que auxiliam a escola nessa jornada de transformação. Porém, a implementação deve ser realizada de uma forma que não cause grandes impactos nos colaboradores da instituição, nos pais dos estudantes e nos próprios alunos.

Por isso, a Edulabzz, laboratório de inovação educacional, desenvolveu o Toolzz, plataforma de aprendizagem que possui interface semelhante às outras plataformas tecnológicas de grande uso, não tendo a necessidade de nenhum treinamento especial para a utilização. Além disso, foi desenvolvida para que o usuário seja o centro da experiência. Clique aqui e saiba mais sobre como inserir sua escola na Educação 4.0.

Conte com nossa parceria para criarmos experiências de aprendizagem mais efetivas que ajudam a combater a evasão escolar

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
WhatsApp chat