fbpx

Mentoria entre professores e alunos: o papel e a importância do professor como mentor

Nenhum comentário

Um mentor é um amigo ou confidente experiente que está lá para fornecer orientação e apoio de várias maneiras e situações, inclusive academicamente. Muitos dos líderes mundiais e de negócios mais bem-sucedidos creditam mentores como principais contribuintes para seu sucesso.

Confira neste artigo qual a importância e a influência da mentoria entre professores e alunos no processo de Ensino e Aprendizagem e algumas dicas para tornar o processo de mentoria ainda melhor.

Inevitavelmente, quando perguntado aos adultos sobre sua experiência de mentoria mais significativa, eles descrevem um professor especial, um que dizem que realmente esteve conectado a eles e os guiou pelo memorável processo de autodescoberta. O aprendizado que eles lembram transcende um tempo e local específicos e resulta em aprendizado duradouro e significativo que permanece útil até hoje.

Os professores que se preparam como mentores aumentam seu potencial para melhorar o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, ajudam os alunos a maximizar as experiências de educação e enriquecem sua própria experiência de ensino e desenvolvimento profissional. Para os professores, isso significa que ganham exposição a perspectivas novas e diversas, melhoram as habilidades de treinamento e audição, tornando o trabalho mais significativo e satisfatório, além disso, aprimoram as habilidades de liderança desejadas e frequentemente se reengajam profissionalmente.

Os professores orientam os alunos por várias razões. De acordo com Melvin P. Heller e Nancy W. Sindelar, autores da área educacional, “Como mentores, os professores geralmente transmitem o conhecimento das disciplinas para melhorar o desempenho educacional”. Secundariamente, os professores orientam os alunos para facilitar o desenvolvimento pessoal, incentivam os alunos a fazer escolhas sábias ou os ajudam a fazer a transição da escola para a carreira.

O Processo de Mentoria

A prática de mentoria mudou de um modelo orientado a produtos, caracterizado pela transferência de conhecimento, para um relacionamento orientado a processos que envolve aquisição de conhecimento, aplicação e reflexão crítica, ou seja, uma aprendizagem significativa. A transferência hierárquica de conhecimento e informações de uma pessoa mais velha e mais experiente para uma pessoa mais jovem e menos experiente não é mais o paradigma predominante da mentoria.

O aprendizado é o processo, objetivo e produto fundamentais da mentoria. A mentoria é mais bem descrita como um relacionamento de aprendizado recíproco e colaborativo entre dois ou mais indivíduos que compartilham responsabilidade e prestação de contas mútuas por ajudar um mentorado a trabalhar no sentido de atingir objetivos de aprendizado claros e definidos mutuamente. O comprometimento e o envolvimento dos parceiros de orientação são necessários para estabelecer, manter e experimentar relacionamentos bem-sucedidos de orientação. A mentoria de sucesso baseia-se na construção e manutenção de um relacionamento. Isso significa que, além do aprendizado, o relacionamento é cultivado ao longo da parceria de mentoria.

A melhor prática de mentoria é consistente com os princípios da andragogia (a arte ou ciência de orientar adultos a aprender), conforme articulados por Malcolm Knowles:

• Os adultos aprendem melhor quando estão envolvidos no diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de seu próprio aprendizado.
• O papel do facilitador é criar e manter um clima favorável que promova as condições necessárias para que a aprendizagem ocorra.
• Alunos adultos precisam ser auto direcionados.
• A prontidão para aprender aumenta quando há uma necessidade específica de saber.
• O reservatório de experiência de vida é um recurso primário de aprendizado; as experiências de vida de outras pessoas enriquecem o processo de aprendizagem.
• Alunos adultos têm uma necessidade inerente de aplicação imediata.

• Os adultos respondem melhor à aprendizagem quando estão internamente motivados a aprender.
Se os relacionamentos de mentoria devem ser realmente centrados no aluno, o mentor deve facilitar o aprendizado aplicando o que se sabe sobre como os adultos aprendem a aprimorar a experiência de mentoria. Segundo Stephen Brookfield, “Os facilitadores da aprendizagem se consideram recursos para aprender, e não como didáticos que têm todas as respostas”. Existe um fluxo inerente ao processo de facilitação. Um facilitador deve:

• Estabelecer um clima propício ao aprendizado.
• Envolver os alunos no planejamento de como e o que aprenderão.
• Incentivar os alunos a formular seus próprios objetivos de aprendizado.
• Incentivar os alunos a identificar e utilizar uma variedade de recursos para atingir seus objetivos.
• Ajudar os alunos a implementar e avaliar seu aprendizado.

As estratégias para promover uma aprendizagem eficaz em um relacionamento de mentoria são congruentes com as utilizadas para facilitar a aprendizagem do aluno:

• Pergunte. As perguntas podem abrir uma conversa de aprendizado ou encerrá-la.
• Reformule declarações. Ao reformular o que ouviu, você esclarece seu próprio entendimento e incentiva o mentorado a ouvir o que ele articulou.
• Resuma. Resumir reforça o aprendizado e é um lembrete do que aconteceu.
• Ouça o silêncio. O silêncio oferece uma oportunidade para o aprendizado.
• Ouça reflexivamente. Quando você ouvir reflexivamente, levante um espelho para o mentorado.
• Forneça feedback consistente. Feedback sincero e compassivo é um estímulo poderoso para a aprendizagem significativa.
Os professores que se dispõem a se preparar para serem mentores tendem a ter relacionamentos de mentoria mais satisfatórios e produtivos do que aqueles que não o fazem. O ensino e a mentoria se concentram no trabalho de facilitar o aprendizado. A EduLabzz compreende a grande importância da mentoria entre professores e alunos e por isso desenvolveu o Mentor, aplicativo de agendamento de aulas presenciais ou online, conectando mentores e mentorados de forma fácil e rápida. Entre em contato conosco para saber mais!

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu