fbpx

Não somos apenas um LMS

Nenhum comentário

A tecnologia já está inserida em diversas esferas das nossas vidas, seja nas redes sociais, nos serviços de streaming como Netflix e Spotify, por exemplo, até nos serviços bancários, em que pagamentos, transferências e aberturas de conta já podem ser feitos via smartphone, computador ou tablet. Na educação, as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) precisam estar presentes para acompanhar essa revolução, ficando de acordo com a realidade dos estudantes para despertar o interesse e prepará-los para a força de trabalho movida cada vez mais por inovações tecnológicas. No entanto, por mais que seja importante promover o uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, muitos profissionais criados em épocas analógicas ainda demonstram resistência, pois são adeptos de uma cultura educacional conservadora ou encontram dificuldades para utilizar plataformas de ensino. Para vencer a resistência, nada melhor que ter à disposição tecnologias educacionais fáceis de utilizar, que oferecem diversos benefícios para educadores e alunos, proporcionando experiências de ensino inovadoras, que promovem o engajamento e conhecimento dentro e fora da sala de aula. Quer saber quais são essas tecnologias? Continue a leitura com a gente!

Tecnologias educacionais que você precisa conhecer
Um estudo divulgado pelo CETIC, empresa que monitora o uso de TIC no Brasil, mostrou que 93% das crianças e adolescentes do país têm acesso a smartphones e 85% são usuários ativos da internet. Desse número, 76% utilizou a internet para fazer pesquisas relacionadas com os trabalhos escolares. Esses dados apenas mostram que não podemos ignorar o fato de que a tecnologia já influencia a vida escolar, mesmo se a instituição de ensino não costuma utilizá-la na sua metodologia. Em vez de criar resistência para adotar tecnologias educacionais, não seria mais interessante tê-las como aliadas para despertar o interesse dos estudantes e promover um ensino mais dinâmico? Algumas dessas tecnologias já foram implementadas não somente em escolas e universidades, mas também em empresas que querem atualizar os conhecimentos de seus colaboradores por meio de treinamentos corporativos. Conheça agora quais são essas tecnologias:

LMS
Não podemos falar se inovação na educação sem mencionar as plataformas LMS, que significa Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português. São aplicações de software voltadas para o desenvolvimento de treinamentos e cursos a distância ou semipresenciais. É em um LMS que as instituições de ensino ou empresas possuem diversas funcionalidades para realizar a criação de cursos, planejamento e gestão de atividades, além de fazer o acompanhamento de desempenho dos alunos. Tudo isso online.

As plataformas LMS permitem que instituições criem seus cursos disponibilizando os materiais de forma remota, ou seja, os alunos poderão realizar o processo de aprendizagem sem a necessidade de deslocamento até um local físico, já que basta terem acesso à internet para estudarem via smartphone, tablet ou computador. As plataformas LMS estão sendo muito importantes para a democratização das oportunidades educacionais no Brasil. Segundo dados do Censo da Educação Superior, entre 2007 e 2017, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 375,2%, enquanto na modalidade presencial o crescimento foi apenas de 33,8% nesse mesmo período. Isso apenas mostra o quanto é importante investir em uma boa plataforma LMS para fazer parte desse mercado que cresce a cada ano e também para seguir na jornada de transformação digital.

AVA
Não basta ter apenas uma plataforma LMS para direcionar o conteúdo para os alunos. É fundamental ter também um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). É no AVA que os alunos acessam materiais de estudo, interagem com professores e colegas e fazem as atividades. Atualmente, muitas instituições de ensino presencial e empresas também utilizam o AVA para facilitar a assimilação de conteúdos pelos alunos e colaboradores, já que os materiais ficam disponíveis online para que os estudantes tenham acesso a qualquer hora e em qualquer lugar via dispositivos móveis conectados com a internet. Em resumo, o AVA é uma sala de aula, só que online.

Plataforma de autoria de conteúdo
Para fazer a educação acontecer, é necessário a criação dos materiais. A plataforma de autoria de conteúdo possui várias funcionalidades para o educador criar materiais em diferentes formatos, de PDF e slides até vídeos.

Tecnologias educacionais que vão além
Já imaginou poder inovar na educação com todas essas ferramentas? E se elas tivessem um design intuitivo, em que educadores, alunos e gestores pudessem utilizá-las sem a necessidade de nenhum treinamento especial?
Pensando nisso, a Edulabzz, laboratório de inovação, desenvolveu o Toolzz conjunto de ferramentas tecnológicas que oferecem experiências educacionais inovadoras por meio de diversos recursos, promovendo a otimização do processo de ensino-aprendizagem, para uma educação efetiva e transformadora.
Resumindo, o Toolzz é muito mais que um LMS:
LMS + AVA + Plataforma de autoria de conteúdo = Toolzz
O Toolzz é ideal para escolas, universidades e empresas que desejam promover experiências educacionais inovadoras, que engajam e despertam o prazer em aprender. Foi desenvolvido centrado no usuário, em que o educador terá à disposição ferramentas para criar materiais em diferentes formatos, como videoaulas, arquivos de áudio, PDF e muito mais, facilitando a assimilação dos conteúdos pelos alunos e transformando cada aula em inovadoras experiências de aprendizagem. Além disso, promoverá o engajamento dos estudantes, que poderão acessar os materiais pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo os protagonistas do aprendizado, além de participarem de discussões com os outros colegas e fazer as avaliações e atividades pela plataforma, economizando papel, espaço e facilitando as correções. Já os gestores poderão realizar o gerenciamento acadêmico e financeiro de forma simples e centralizada, acompanhando as matrículas e desempenho de estudantes em tempo real, além de terem relatórios personalizados para trabalhar de forma mais efetiva nas melhorias dos cursos.
E tem mais: tanto para cursos online quanto presenciais, as instituições ainda poderão contar com a segurança e proteção do Toolzz Cloud para armazenar os materiais, garantindo a exclusividade do conteúdo.

Viu só como o Toolzz é muito mais que um LMS? Conheça o Toolzz na prática fazendo um teste gratuito ou, se preferir, entre em contato conosco e conte com nossos especialistas para ajudar você a inovar em sala de aula ou nos treinamentos da sua empresa.

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu