fbpx

Podcasts Educativos

Nenhum comentário

As novas tecnologias sempre têm um forte impacto na educação, e com o Podcast não poderia ser diferente. Muitas instituições de ensino estão reduzindo os livros didáticos e investindo no aprendizado aprimorado em tecnologia. O podcast, como um dos meios mais recentes a surgir no mainstream, é uma das tecnologias de vanguarda nessa mudança. Confira neste artigo alguns dos inúmeros benefícios dos Podcasts Educativos.

O podcast oferece a oportunidade para os professores transmitirem facilmente conteúdo de áudio atraente, que os alunos podem ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar. Um aluno só precisa se inscrever em um feed de podcast e, de repente, você pode enviar conteúdo educacional para ele. Os podcasts podem ser facilmente usados ​​em escolas, universidades ou faculdades para envolver os alunos e melhorar sua prática de ensino e aprendizado.

Uma grande vantagem na utilização de podcasts educativos é pela facilidade de criação e consumo desses podcasts, bem como às várias maneiras pelas quais os podcasts educacionais aprimoram a experiência de aprendizado dos alunos. Existem muitas vantagens do podcast na educação. Vamos dar uma olhada:

Disponibilidade e flexibilidade – 24 horas por dia

Uma das maiores vantagens dos podcasts educativos é a portabilidade e conveniência que eles oferecem. Os podcasts podem ser baixados para um dispositivo móvel, permitindo que o aluno acesse os recursos de aprendizado a qualquer momento, em qualquer lugar e com pouco esforço.

Depois que o aluno se inscreve em um programa (que pode ser disponibilizado com muita facilidade), ele não precisa iniciar o download: o conteúdo é enviado automaticamente para o aplicativo sempre que um novo episódio está disponível. Então, assim que os estudantes se sentam no ônibus, no carro ou estão com um tempo livre há um recurso de ensino esperando por eles. Isso torna os podcasts muito convenientes e também abre caminho para um aprendizado verdadeiramente flexível.

Os alunos ouvem por mais tempo do que assistem ou leem

Um dos grandes poderes do podcast é a atenção que este recurso atrai. É complicado incentivar os alunos a passar 30 minutos lendo um artigo ou assistindo a uma aula gravada. Isso ocorre porque texto e vídeo requerem a atenção total do aluno – eles precisam se sentar pacientemente, fazendo apenas uma coisa. Como você provavelmente sabe, isso é complicado, principalmente por causa da variedade de distrações que existem atualmente.

O podcast, por outro lado, pode ser apreciado ao mesmo tempo que se realiza alguma tarefa, ou atividade de rotina. É muito mais provável que os alunos ouçam o seu conteúdo se puderem fazê-lo no ônibus, dirigindo o carro, lavando a louça ou na academia. Como eles já estão distraídos com uma tarefa mecânica, o conteúdo recebe muita atenção. Enquanto os recursos de texto e vídeo se esforçam para atrair 2 ou 3 minutos de visualização, os podcasts costumam rodar uma hora ou mais. Um dos conteúdos mais populares do mundo é um podcast de história que pode durar 3 horas!

Se um podcast pude segurar os ouvintes por três horas para aprender sobre a Primeira Guerra Mundial, você poderá gerenciar 10 minutos em seu próprio conteúdo.

Conteúdo criado pelo aluno

Um dos usos mais interessantes e valiosos do Podcast na Educação é o conceito de conteúdo criado pelo aluno.

Você pode permitir que os alunos criem seu próprio podcast, incluindo perguntas, discussões, apresentações ou projetos. Estes podem ser disponibilizados aos colegas de classe. Isso permite que os alunos assumam o controle de um aspecto de sua educação e, portanto, incentiva o envolvimento no material. Eles podem questionar, podem contribuir e podem ensinar um ao outro.

Revisão da Aula

Um dos usos mais simples do Podcast é gravar suas aulas. Isso os torna facilmente acessíveis para os alunos e cria auxílios de estudo inestimáveis.

Os alunos podem usar o podcast para fins de referência ou quando se preparam para os próximos exames. Qualquer aluno que tenha dificuldades em entender um tópico na sala de aula pode ouvir este podcast. Eles podem estudar o conteúdo e entender o tópico no seu próprio ritmo.

Essa capacidade de revisar repetidamente é particularmente valiosa para estudantes de origem internacional ou com dificuldades de aprendizado.

Finalmente, como mencionamos anteriormente, é difícil incentivar os alunos a assistir a uma gravação de vídeo de uma hora por uma hora. Em vez disso, dê a eles áudio e eles poderão consumi-lo enquanto realizam suas tarefas.

Compensar as aulas perdidas

Quando um aluno perde uma aula, nem sempre é porque é preguiçoso. Ao oferecer um podcast, seu aluno doente e azarado, que perdeu várias aulas, pode, em vez disso, fazer o download das gravações das aulas. Como consequência, eles são capazes de “preencher as lacunas”.

Além disso, um professor que não pode assistir às aulas por uma semana ou duas pode criar um podcast da aula. Isso é disponibilizado aos alunos e, portanto, compensa todas as aulas não assistidas.

Benefícios para deficiências mentais e visuais

Talvez uma das maiores características pedagógicas oferecidas pelo podcast educativo seja a chance de aprender ouvindo.

Para muitos da geração atual de estudantes, aprender através da escuta é agradável e menos entediante do que ler. Os podcasts educacionais são atraentes e podem incentivar os alunos que não gostam de ler.

Muitos estudantes podem ter dificuldades em ler problemas mentais, como dislexia, e os podcasts podem oferecer uma grande ajuda nesse aspecto. Os podcasts são igualmente úteis nos casos em que uma deficiência visual torna os métodos de aprendizado tradicionais árduos.

Onde Avançar?

O uso de um podcast em seu ensino pode incentivar seus alunos a se envolver com suas aulas, seu material e a nunca perder nada. Podcast é uma das melhores coisas que você pode fazer pelos seus alunos. Por que não experimentá-lo? Como? Lançaremos muito em breve, o aplicativo Cast! Um aplicativo inovador de Podcasts e Audiobooks para os alunos montarem playlists educativas, compartilhar com os amigos e ditar o ritmo de seu aprendizado.

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu